Programa de Pós-Graduação em Química
Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade

Ingresso

Informações gerais

 

O ingresso de candidatos nos cursos de Mestrado e Doutorado Acadêmicos no Programa de Pós-graduação em Química – Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade (PPGQ-CTS) é feito em fluxo contínuo e pode ocorrer em qualquer época do ano.  Para concorrer às bolsas que venham a ser disponibilizadas os candidatos deverão estar aprovados para o ingresso ou já matriculados no PPGQ-CTS, para então poderem realizar a prova de conhecimentos básicos em Química e estabelecer a classificação para atribuição de bolsas que venham a ser liberadas no período de vigência do edital.

Neste caso, serão considerados habilitados para concorrer às bolsas eventualmente disponibilizadas para um dado período apenas os alunos já matriculados e que queiram pleitear bolsas, aqueles candidatos já aprovados para o ingresso, bem como aqueles que encaminharem os documentos necessários para análise e eventual ingresso via fluxo contínuo até data definida no edital de atribuição de bolsas. O simples envio dessa documentação para análise não garante o direito de realização da prova. A comissão de ingresso avaliará os documentos e divulgará no sítio do PPGQ-CTS uma lista com os nomes dos candidatos aprovados para o ingresso, em tempo hábil para a realização da prova de classificação para distribuição de bolsas do período em análise.

Os candidatos que não respeitarem a data estabelecida no edital poderão ingressar no programa, se aprovados na análise, mas não poderão realizar a prova de distribuição de bolsas a que se refere edital vigente. Os documentos necessários para a análise do ingresso seguem abaixo.

 

Instruções para o ingresso no PPGQ-CTS

 

  1. Orientador e orientado deverão encaminhar formulário de solicitação de ingresso por fluxo contínuo no nível desejado.
  1. Esse formulário de ingresso inicial deverá ser acompanhado dos seguintes documentos:

[a] Curriculum Vitae Lattes do candidato (disponível para preenchimento e impressão na Internet no sítio do CNPq (Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br). O currículo do candidato deve ser  acompanhado dos documentos comprobatórios das informações declaradas. Somente as informações comprovadas documentalmente serão consideradas. 

[b] Histórico escolar da graduação e/ou do mestrado.

[c] Diploma ou declaração de conclusão de curso de graduação e/ou do mestrado reconhecido pelo MEC.

[d] Carta de aceitação do orientador no programa (M3).

[e] Cédula de Identidade (RG), ou Registro Nacional de Estrangeiros (RNE), ou Passaporte para candidatos estrangeiros.

[f] Cadastro de Pessoa Física (CPF), somente se não constar no RG.

  1. Poderão solicitar a avaliação em fluxo contínuo os orientadores permanentes, colaboradores e visitantes.
  1. Após a matricula, o discente terá 60 dias para entregar o parecer do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).
  1. O fluxo interno se dará da seguinte forma:
    • os documentos serão encaminhados para assessores, que emitirão pareceres em até 15 dias recomendando ou não o ingresso do proponente;
    • o resultado será apreciado na reunião da CEPG e comunicado aos interessados. Portanto, o resultado final poderá demorar até 45 dias para ser divulgado.
    • Apenas em período de distribuição de bolsas, esses prazos poderão ser alterados para atender o edital de classificação e disitribuição de eventuais bolsas de estudo disponíveis.
  1. Caso o ingressante por fluxo contínuo tenha interesse em bolsa de estudo, ele poderá se inscrever na próxima prova de distribuição de bolsas.
  1. O ingressante por fluxo contínuo ficará submetido às mesmas regras e prazos impostos a todos os pós-graduandos do PPGQ-CTS.

 

            Os candidatos poderão solicitar a revisão de nota através de requerimento devidamente assinado dirigido à Comissão de Ensino do PPGQ-CTS, em até 2 dias úteis, contados a partir da data de divulgação do resultado. O requerimento deverá ser entregue à secretaria de pós-graduação e a revisão de nota será feita pela Comissão de Ingresso no prazo máximo de 5 dias úteis, contados a partir da data da entrega do requerimento a secretaria. O pedido de revisão de nota também poderá ser feito por e-mail, respeitando-se os prazos limites acima estabelecidos. O requerimento, devidamente preenchido e assinado, poderá ser encaminhado eletronicamente em formato pdf para o e-mail da secretaria do programa de Pós-Graduação em Química – Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade, com cópia para e-mail da Coordenação do Programa. Nesse caso, o prazo para emissão do resultado da análise será contado a partir da data da confirmação de recebimento do requerimento pela secretaria do PPGQ-CTS.

Distribuição de bolsas

 

As bolsas de estudos pertencentes à cota do programa serão distribuidas em função da classificação dos interessados em prova de conhecimentos básicos em Química.

Para se inscrever no processo de distribuição de bolsas o candidato deverá obrigatoriamente estar aprovado na avaliação curricular por fluxo contínuo.

Os alunos já matriculados e que queiram pleitear uma bolsa deverão se inscrever apenas para a prova de bolsas, preenchendo o formulário para inscrição específico e entregando o na secretaria de Pós-Graduação do Campus Diadema. Não há necessidade de encaminhar a documentação acima citada, mas o prazo limite para entrega do formulário deverá ser o mesmo estabelecido no edital para a entrega da documentação dos demais candidatos.

As provas serão realizadas em 02 períodos do ano e será divulgado um Edital para direcionar os procedimentos.

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